O motor Wankel é um tipo de motor de combustão interna que usa um design rotativo excêntrico para converter a pressão em movimento rotativo.
O rotor, que cria o movimento de rotação, é semelhante em forma a um triângulo, exceto que os lados têm menos curvatura. Os motores Wankel fornecem três pulsos de potência por revolução do rotor usando o ciclo Otto . No entanto, o eixo de saída usa engrenagem dentada para girar três vezes mais rápido, dando um pulso de potência por revolução. Isso pode ser visto na animação abaixo. Em uma revolução, o rotor experimenta pulsos de energia e exaure o gás simultaneamente, enquanto os quatro estágios do ciclo de Otto ocorrem em momentos separados. Para efeito de comparação, em um motor a pistão de dois tempos, há um pulso de potência para cada revolução do virabrequim (como no eixo de saída do motor Wankel) e, em um motor a pistão de quatro tempos , um pulso de potência para cada duas revoluções.
O ciclo Otto de quatro estágios de admissão, compressão, ignição e exaustão ocorre a cada revolução do rotor em cada uma das três faces do rotor movendo-se dentro da caixa, permitindo os três pulsos de potência por revolução do rotor.
A definição de deslocamento se aplica a apenas uma face do rotor, pois apenas uma face está funcionando para cada revolução do eixo de saída.
O motor é comumente referido como um motor rotativo , embora este nome também seja aplicado a outros projetos completamente diferentes, incluindo aqueles com pistões e motores rotativos sem pistão .
Conceito
O projeto foi concebido pelo engenheiro alemão Felix Wankel . Wankel recebeu sua primeira patente para o motor em 1929. Ele começou o desenvolvimento no início dos anos 1950 na NSU , completando um protótipo funcional em 1957. NSU posteriormente licenciou o projeto para empresas ao redor do mundo, que continuamente fizeram melhorias.
Projeto
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- Ingestão
- Escape
- Carcaça do estator
- Câmaras
- Pinhão
- Rotor
- Engrenagem coroa
- Eixo excêntrico
- Vela de ignição.
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