A Mazda RX-8 foi o ultimo movido por motor wankel


motor Wankel é um tipo de motor de combustão interna que usa um design rotativo excêntrico para converter a pressão em movimento rotativo.




Comparado ao motor de pistão alternativo, o motor Wankel tem torque mais uniforme e menos vibração e, para uma dada potência, é mais compacto e pesa menos.

O rotor, que cria o movimento de rotação, é semelhante em forma a um triângulo, exceto que os lados têm menos curvatura. Os motores Wankel fornecem três pulsos de potência por revolução do rotor usando o ciclo Otto . No entanto, o eixo de saída usa engrenagem dentada para girar três vezes mais rápido, dando um pulso de potência por revolução. Isso pode ser visto na animação abaixo. Em uma revolução, o rotor experimenta pulsos de energia e exaure o gás simultaneamente, enquanto os quatro estágios do ciclo de Otto ocorrem em momentos separados. Para efeito de comparação, em um motor a pistão de dois tempos, há um pulso de potência para cada revolução do virabrequim (como no eixo de saída do motor Wankel) e, em um motor a pistão de quatro tempos , um pulso de potência para cada duas revoluções.

O ciclo Otto de quatro estágios de admissão, compressão, ignição e exaustão ocorre a cada revolução do rotor em cada uma das três faces do rotor movendo-se dentro da caixa, permitindo os três pulsos de potência por revolução do rotor.

A definição de deslocamento se aplica a apenas uma face do rotor, pois apenas uma face está funcionando para cada revolução do eixo de saída.

O motor é comumente referido como um motor rotativo , embora este nome também seja aplicado a outros projetos completamente diferentes, incluindo aqueles com pistões e motores rotativos sem pistão .

Conceito

O projeto foi concebido pelo engenheiro alemão Felix Wankel . Wankel recebeu sua primeira patente para o motor em 1929. Ele começou o desenvolvimento no início dos anos 1950 na NSU , completando um protótipo funcional em 1957. NSU posteriormente licenciou o projeto para empresas ao redor do mundo, que continuamente fizeram melhorias.

Projeto

A motocicleta Wankel KKM: O "A" marca um dos três ápices do rotor. O "B" marca o eixo excêntrico e a parte branca é o lóbulo do eixo excêntrico. O eixo gira três vezes para cada rotação do rotor ao redor do lóbulo e uma vez para cada revolução orbital ao redor do eixo excêntrico.
Esquema do Wankel:
  1. Ingestão
  2. Escape
  3. Carcaça do estator
  4. Câmaras
  5. Pinhão
  6. Rotor
  7. Engrenagem coroa
  8. Eixo excêntrico
  9. Vela de ignição.

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