VEÍCULOS: COMBUSTÃO INTERNA vs ELÉTRICO
Carros a combustão interna
O motor de combustão interna é o principal mecanismo para locomoção destes tipos de veículos. A mistura de combustível e ar com uma centelha de faísca provoca explosão que fornece energia suficiente para mover os pistões. O movimento linear dos pistões é transferido por meio de um mecanismo de manivela para o movimento rotacional e uma transmissão é responsável pela transferência desta rotação para as rodas.
Carros elétricos
Em um veículo elétrico, a energia responsável por alimentar o motor vem de uma bateria. Um inversor converte a corrente contínua da bateria em corrente alternada, que é utilizada para acionar o motor elétrico e consequentemente tracionar as rodas.
MOTOR
Em um motor a combustão, a produção de força e energia nunca é uniforme. Os componentes ligados ao pistão causam problemas de equilíbrio mecânico e diversos acessórios são necessários para resolver estes problemas, o que torna o motor mais pesado. Grande parte da energia produzida pelo motor é perdida em forma de calor e apenas cerca de 30% é convertida em trabalho para movimentar os eixos.
Estes mesmos problemas não aparecem em um motor elétrico, uma vez que ele trabalha com a ajuda de um campo magnético gerado pelo estator, possibilitando controlar a velocidade do motor apenas com o ajuste da frequência da potência injetada. Este controle garante uma produção uniforme de potência e velocidade. Os motores elétricos ainda não necessitam do sistema de exaustão, reduzindo consideravelmente os níveis de ruído e têm um aproveitamento de 95% da energia.
Devido a estes fatores, os motores elétricos são mais leves, eficientes, com menor quantidade de manutenção e produzem maior torque e potência que os motores a combustão interna. A tabela a seguir mostra resumidamente a diferença entre um motor elétrico e um motor a combustão interna.
MOTOR A COMBUSTÃO | MOTOR ELÉTRICO | VANTAGENS DO MOTOR ELÉTRICO |
---|---|---|
1 - 3 kW/kg | 3 - 10 kW/kg | 3x mais potente |
400 kW/m³ | 13.600 kW/m³ | motor 35x menor |
5 - 30% | 93 - 96% | 3-20x mais eficiente |
Muitas peças móveis | Uma peça móvel | Livre de manutenção |
Câmbio e transmissão complexa | Controle direto | Mais simples, leve e barato |
Precisa de entrada de ar | Sem necessidade de refrigeração | Design mais aerodinâmico |
Sem controle autônomo | Com controle autônomo | Maior facilidade no controle |
EMISSÕES
ABASTECIMENTO
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Veja tabela resumida:
CARRO A COMBUSTÃO | CARRO ELÉTRICO | |
---|---|---|
Distância percorrida | 200 km | 200 km |
Consumo | 10 km / litro | 6 km / kWh |
Preço do combustível / energia | R$ 4,20 por litro | R$ 0,65 por kWh |
Gasto total | R$ 84,00 | R$ 21,67 |
Outra forma de entender melhor estes cálculos e fazer diversas simulações é acessando a exclusiva calculadora de economia para veículos elétricos desenvolvida pela NeoCharge, onde basta inserir poucas informações sobre o veículo e descobrir os benefícios oferecidos ao trocar seu carro a combustão por um elétrico.
AUTONOMIA
FONTE DE ENERGIA | ANO | ENERGIA (Wh/kg) | COMPARAÇÃO COM GASOLINA |
---|---|---|---|
Gasolina | 1900 - 20xx | 12.000 | |
Chumbo-ácido | 1900 | 10 | 1.200x pior |
Chumbo-ácido | 2000 | 35 | 350x pior |
Níquel-Hidreto Metálico (NiMH) | 2000 | 80 | 150x pior |
Lítio | 2015 | 250 | 50x pior |
Lítio | 2025 | 400 | 30x pior |
Lítio-Ar | ? | 12.000 | iguais |
Nos carros elétricos, mesmo que a tecnologia ainda seja nova, é possível encontrar modelos com a autonomia comparável a de um carro convencional e, inclusive, existem modelos capazes de percorrer 1.000 km com uma única carga.
Dado que a maioria das pessoas dirigem poucos quilômetros por dia, os carros elétricos possuem a autonomia necessária para tornar esta opção viável. E mesmo que o proprietário planeje fazer uma viagem mais longa, o número de eletropostos em rodovias vêm aumentando ao longo do tempo e os veículos elétricos contam com um carregador portátil que pode ser ligado na tomada para recargas emergenciais.
CUSTO DE AQUISIÇÃO E MANUTENÃO
RESUMINDO
Os veículos elétricos possuem diversas vantagens como: baixo custo de energia para carregamento e manutenção, alta eficiência do motor, baixa emissão de ruídos e nenhuma emissão de gases poluentes. As desvantagens ainda ficam por conta da autonomia, embora já existam modelos competitivos com os carros convencionais, tempo de carregamento e baixa oferta de pontos de recarga. A boa notícia é que houve avanços significativos nestes três aspectos nos últimos anos e a tendência é melhorar ainda mais.
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