Albino Forquilha o presidente do partido PODEMOS enaltece o seguinte, na altura estavam dois jovens detidos pela polícia porque subtrairam uma quantidade de área numa zona restrita, então a polícia pega os dois mete na cela.
Eu recebo uma chamada dos meus dirigentes da cidade de Maputo "olha Camarada Forquilha há dois jovens detidos que são filhos de fundadores da FRELIMO dê as instruções ao comandante para tira-los"
Eu ligo para o comandante tu tens que correr para esquadra, ele perguntou-me o se passa? Há dois jovens detidos que você tem que tira-los porque são filhos de chefões, fui lá liberta-los e levar os processos.
Depois questionei ao meu chefe, se fossem outros que não são da FRELIMO como é que ficaríamos?....."as coisas são assim isso não vai alterar.
Uma vez fiz um documento que foi chamado na cidade de Maputo como 17 páginas onde eu denunciava um conjunto de corruptos entre nós coloquei na PGR Procuradoria Geral da República, passando um tempo depois fui chamado..."Forquilha o que tu estás a fazer é um trabalho mesmo serio mas aqui não vais conseguir porque aquela situação estás a tentar defender a publicação, é um chefe grande que está lá é você não conseguir defender nada ou entra no esquema ou portanto estamos a te ver como se fosse da da renamo."
Quero dizer se tu criticasses o está errado era apontado como da partido da oposição.
Em 2013 portanto decidirmo nos juntar vários jovens de vários distritos da cidade de Maputo com finalidade de preparar uma pessoa que iria concorrer pela cidade de Maputo para mudar a governação que está acontecer dentro da FRELIMO. É quando convidamos o Sr S Machel para que concorresse na na cidade de Maputo, mas eles percebem e não permitem que S Machel não avançasse dentro da FRELIMO e na última hora chamaram Eneas Comiche descobrimos que esses estão a abortar o nosso plano.
É quando procuramos ajuda mas também barraram-me criaram um esquema onde tiraram alguns dos meus membros ficamos com uma lista inqualificável é daí que criamos o PODEMOS em 2019.
Forquilha enaltece "eu fiz uma carta de demissão a dizer que eu estou a sair do partido FRELIMO, e essa decisão de sair do partido FRELIMO custou me a vida muito caro as vezes não não dormia em casa devido às perseguições, depois de um tempo fui solitado para receber dois autocarros e um cheque de uma quantia para fazer a minha vida particular isso em 2018 a 2019 mas recusei da oferta".
A palavra PODEMOS tem uma inspiração porque surgem através de 13 nomes, ganhou espaço porque partimos do puder individual.
A designação do PODEMOS, Povo Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique.
0 Comentários